Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Como assim, Miguel?

por João Miguel Tavares, em 01.12.13

Já se sabe que muita gente do mundo literato não é grande apreciadora de Miguel Sousa Tavares, por vezes até por razões injustas, mas ele às vezes facilita bastante a vida aos seus críticos. Veja-se o caso de uma resposta como esta, que encontrei numa entrevista sua à revista Somos Livros, do grupo Bertrand:

 

Permita-nos a indiscrição: que livros tem gostado de ler ultimamente?

Em tudo o resto, foi um Verão glorioso, mas, na leitura, foi um Verão desgraçado: não li nada que me enchesse as medidas e levei 12 livros de férias. Veio o Outono e continuei na mesma: livro começado, livro arrumado. Hoje mesmo, gastei uma hora numa livraria e saí de lá... com um caderno de apontamentos.

 

Ora bem, se em relação aos livros que levou para férias, e não sabendo nós quais são, podemos apenas supor que Miguel Sousa Tavares foi vítima de um grande azar ou de alguma falta de senso na hora de escolher, em relação à última frase sobre ter gasto "uma hora numa livraria" e o melhor que por lá encontrou ter sido "um caderno de apontamentos", das duas, uma: ou ele frequenta péssimas livrarias ou tem o gosto literário mais bizarro da história da leitura.

 

É que pode apontar-se muita coisa ao meio editorial português, mas as livrarias estão inundadas de livros para todos os gostos: de clássicos indiscutíveis (em novas edições e muitas vezes com novas traduções) até excelentes novidades, até porque pequenas editoras com um catálogo invejável continuam, felizmente, a existir. Há livros para todos - mas mesmo todos - os gostos.

 

Por isso, Miguel Sousa Tavares tem de ter mais cuidado com os seus tiques apocalípticos. O país está uma desgraça, sim, mas o que não falta nas livrarias, graças a Deus, são livros do caraças para nos consolar um pouco. Que ninguém nos queira tirar isso.



Autoria e outros dados (tags, etc)


10 comentários

Sem imagem de perfil

ricardo a 01.12.2013

100 livros por ano e só 3 lhe encheram as medidas? algo vai mal nas suas escolhas, digo eu
Sem imagem de perfil

Anónimo a 01.12.2013

Talvez o problema seja mesmo das minhas escolhas. Não contesto isso.
Porque é que o Ricardo não me sugere uns 10 livros realmente bons, realmente marcantes? Talvez eu não tenha lido nenhum deles e até ao final do ano consiga ler mais uns 5 ou 8...
Imagem de perfil

Vítor Augusto a 03.12.2013

Para quem diz que lê 100 livros num ano, admira-me que até consiga gostar de 3.

Comentar post




Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Para ler o jornalista a falar da família



Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D



Favoritos