Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


O patriótico buxo

por João Miguel Tavares, em 04.09.14

Este é o meu texto de hoje no Público, sobre o emocionante tema dos brasões florais da Praça do Império. Pelos vistos, sou dos poucos a achar que José Sá Fernandes está cheio de razão.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


3 comentários

Imagem de perfil

De cristof a 06.09.2014 às 09:58

grande post e grande mentiroso. Catalogar-se na direita é ser mesmo mentiroso, quem publica sem reserva os comentarios que se lêm é mas um Homem e não um bicho que vemos por aí na imprensa, blogs e politica.
Sem imagem de perfil

De Marco Praça a 04.09.2014 às 19:42

"O interesse deste jardim é atestado por duas arquitectas paisagistas do Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, Elsa Isidro e Ana Luísa Soares, que desenvolveram uma Metodologia de Caracterização e Classificação dos Jardins Públicos de Interesse Patrimonial. Sendo 50 o topo da escala estabelecida para esta classificação, o jardim da Praça do Império obtém 46 valores.

"Para além da estatuária de valor artístico e da Fonte Monumental de elevado interesse arquitectónico, este jardim é único na existência de um conjunto de brasões em mosaico-cultura", escrevem as duas paisagistas num texto dedicado ao jardim."

Só isto deveria ser suficiente para calar a sua opinião..o sr não faz a mais pequena ideia dos modelos de gestão e valorização de bens culturais. Nem tampouco sabe que o Estado português assinou e concordou com várias convenções internacionais. Vir dar razão aos argumentos chulos e desfasados da realidade do Sá Fernandes é uma grotesca demonstração de ignorância. Um não passa de uma múmia vinda dos anos 70 sem capacidade de acompanhar a mudança dos tempos...já você prestou-se a fazer uma lamentável figura a troco de nada. Gostava mt de saber que país tem vareadores do nível do Sá e comentadores como o senhor...um país doente só pode! Em 2014 e ainda a tentar incutir trauminhas na sociedade portuguesa por causa da questão colonial!!!
Imagem de perfil

De Carlos Gomes a 04.09.2014 às 11:42

A polémica em torno dos brasões florais dos jardins da Praça do Império não tem nada a ver com debate ideológico. De resto, a critica á decisão camarária é criticada também por personalidades da área socialista que detém a presidência da edilidade, inclusive por vereadores socialistas. Portanto, só o autor do texto consegue ver nisto confronto ideológico.
Naturalmente por desconhecimento direto do local nas décadas de 6o e 70, o autor incorrre em imprecisões que o levam a veícular uma informação deturpada dos fatos. Além disso, lembro que a reacção à intenção camarária não foi originada por qualquer partido mas de um artigo por mim publicado no BLOGUE DE LISBOA em http://bloguedelisboa.blogs.sapo.pt/municipio-de-lisboa-abandona-jardins-da-84273 a que se seguiram declarações do Presidente da Junta de Freguesia de Belém publicadas em http://bloguedelisboa.blogs.sapo.pt/municipio-de-lisboa-quer-destruir-os-85365
Mas, já agora, também conseguirá ver debate ideológico no abandono dos jardins da Praça Afonso de Albuquerque, da Tapada das Necessidades cujas obras anunciadas pela autarquia nunca se realizaram e a derrocada do miradouro do jardim da Estrela, com acessos vedados e aguardar obras há vários anos? Ou serão para desaparecer porque "ultrapassadas", à semelhança dos referidos brasões florais? Ou será que o património da cidade não deve merecer a preocupação dos cidadãos?Deixo-lhe alguns links para artigos relacionados com os jardins referidos pois talvez a estes pretenda referir-se na próxima crónica no jornal “Público”:
Jardins da Praça do Império: http://bloguedelisboa.blogs.sapo.pt/jardim-afonso-de-albuquerque-em-belem-12629
Miradouro do jardim da Estrela: http://bloguedelisboa.blogs.sapo.pt/miradouro-do-jardim-da-estrela-ameaca-26633
Tapada das Necessidades: http://bloguedelisboa.blogs.sapo.pt/tapada-das-necessidades-regista-75451

Comentar post




Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Para ler o jornalista a falar da família



Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D




Favoritos