Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


A reestruturação das opiniões

por João Miguel Tavares, em 25.03.14

No Público de hoje, escrevo sobre o facto de as opiniões de muitos dos subscritores do manifesto dos 74 variarem consoante os ciclos políticos. E dou o exemplo do deputado do PS João Galamba. Para ler aqui.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Sem imagem de perfil

Maria Afonso a 02.04.2014

"É melhor ser coerente ou incoerente? Depende…"

"Aprofundemos a pergunta: temos de ser sempre coerentes com o que dissemos ou fizemos? Parece evidente que depende. Depende se estava certo ou errado, porque ser coerente com o erro e com o mal não é, claramente, uma virtude mas um vício. Devo ser incoerente e corrigir o meu pensamento e mudar o comportamento se necessário. Aliás, para ser coerente com a minha consciência devo continuamente procurar conhecer melhor a verdade e esse trabalho pode levar-me a concluir que estava errado e que devo mudar. Chama-se a isso conversão. Claro que se estou convencido que uma certa ideia ou atitude é justa devo ser coerente com a minha consciência e praticá-la ou defendê-la. Já quando se diz ou se faz o bem, é bom ser coerente. Devo ser fiel aos compromissos e coerente com a minha consciência, isso sim, mas não basta ser coerente por uma fixação que obrigaria a pessoa a ficar parada no passado e a não evoluir." Pe. Duarte da Cunha
(http://www.vozdaverdade.org/site/index.php?id=3742&cont_=ver3)
Imagem de perfil

João Miguel Tavares a 02.04.2014

Excelente argumento, cara Maria, mas se notar bem eu abordo isso no meu texto: nada contra as pessoas mudarem de opiniões. Acontece a todos e é um sinal de inteligência (ainda que nem sempre de conversão). Mas tudo contra mudar de opiniões fingindo que se está no mesmo lugar de sempre. Isso é hipocrisia.

Comentar post




Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Para ler o jornalista a falar da família



Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D



Favoritos